Tratamentos
Manchas
As manchas na pele, muitas vezes, são provenientes de inúmeros fatores, como excessiva exposição ao sol, queimaduras, acne, lesões e machucados, procedimentos mal realizados ou em decorrência do uso de um produto específico.
Em nosso país, o tipo mais frequente é o Melasma, ou seja, manchas escuras na pele, principalmente, na face (apesar de também apresentar aparição nos braços, pescoço e colo). Pode ocorrer em ambos sexos, mas em geral, acomete mais mulheres.
Não apresenta causa definida, podendo estar relacionado ao uso de anticoncepcionais, predisposição racial e genética, exposição à luz solar, visível e ultravioleta, gravidez, entre outras.
Necessita de tratamentos contínuos, combinados com tratamento em domicílio e associação com tratamentos em consultório com peelings. microagulhamento, aplicação intradérmica de ativos clareadores, e laser em casos selecionados.
É primordial estar atento ao aparecimento de manchas na pele, pois também podem ser um indicativo de doenças mais preocupantes, fazendo-se necessário o acompanhamento dermatológico.