Tratamentos

Estrias

As estrias nada mais são do que uma atrofia adquirida quando fibras elásticas e colágenas (proporcionam a firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”, podendo ser discretas ou excessivas.

São frequentemente observadas na puberdade, em ambos sexos, mas com predominância nas mulheres. Também pode ocorrer durante a gravidez, em pessoas com obesidade ou anorexia nervosa, em áreas de aumento de massa muscular por exercícios físicos ou por conta do uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis.

Quando em condições inicias, apresentam coloração rosada ou semelhante à cor da pele. Já na fase tardia, são esbranquiçadas, variando em largura e espessura. Sua ocorrência é mais frequente nas regiões das nádegas, coxas, abdômen e costas.

Tratamentos combinados são os que apresentam melhores resultados, com uso em domicílio de ácidos na pele e associação com peelings, luz intensa pulsada (para as recentes) e laser fracionado para estrias antigas.

Para prevenir o surgimento, é importante controlar o ganho e a perda exagerada de peso e, também, utilizar cremes hidratantes que garantam a manutenção da qualidade da pele.